quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exposição Diálogos

A Casa de Cultura convida para a abertura da Exposição Diálogos de Annie Luporini e Tiza Vidal, na próxima sexta dia 1 de Junho às 19h. A mostra que reúne colagens e cerâmica ficará na Casa de Cultura até o dia 13 de Junho.



"Em 1978 começamos, João Grijó, artista plástico português já falecido, e  eu, uma pesquisa dos elementos que já tendo cumprido seu ciclo de utilidade, estavam sendo re-aproveitados em um novo ciclo, diverso daquele para o qual tinham sido pensados. Sendo o Brasil (1978), um país de recente e rápido desenvolvimento industrial as implicações em termos econômicos, sociológicos, antropológicos e ecológicos ainda estavam muito presente.
Focamos nossa pesquisa no artesanato popular onde técnicas artesanais de reciclagem se desenvolveram de uma forma natural ou quase. A estética do reaproveitamento de restos industriais e a inteligência do fazer de nosso povo, sem qualquer compromisso com o dito “bom gosto”, sempre me fascinaram. Através de sua potencialidade criadora, sua sabedoria intuitiva e seu espírito de sobrevivência o artesão nos transmite de forma, talvez ingênua, o saber conviver e investigar a realidade plástica e simbólica que nos cerca.
Como artistas nosso interesse com esse trabalho, apresentado e aceito pela UNESCO em 1982 era de, além da abordagem acima citada visando levantar questões e de apresentar e agrupar trabalhos já desenvolvidos, provocar novos através de uma abordagem semiológica, na tentativa de uma análise do objeto enquanto símbolo e das transformações a que é submetido em sua trajetória.
Em meu trabalho é essa realidade plástica, registro de sua trajetória temporal/espacial, que me interessa. Exploro ao máximo os sulcos e as manchas, memória gravada de seu uso, criando com eles meu desenho. Com grafite vou evidenciando essas cicatrizes, delineando as marcas do tempo, provocando novas, lavando ou apagando as muito evidentes, evocando a sensação de uma lembrança, um devaneio poético. Trabalho, também, formas que são como que sombras projetadas, memórias presentes. Nas colagens re-aproveito partes de desenhos que eliminei por alguma razão e desenhos mal resolvidos compondo, com esses “restos”, um novo desenho. Gosto do desafio que essas colagens me impõem e do resultado que sempre me surpreendem. Durante minhas viagens pelo interior do Brasil para um pré-levantamento do re-aproveitamento no fazer popular encontrei um artesão que, apesar de mestre em cestaria, estava trabalhando com pneus usados. Como forma de provocação, perguntei: “porque você trocou o cipó tão bonito por estes pneus usados?” E ele, em sua sabedoria, me respondeu: “Dona, onde o cipó rareia e o pneu abunda, quem sabe faz”. Esse “saber” não é o saber arrogante daquele que se sente superior, mas o saber do homem orgulhoso, consciente de que, para sobreviver, saberá se reinventar quantas vezes for preciso. E foi essa a grande lição que aprendi em minhas viagens por esses “Brasis”, a de não se deixar cristalizar, estar sempre pronto a se reinventar."                                                            Annie Luporini

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Oficina de Fotografia

A oficina de fotografia realizada por Alejandro Mahias durante a 10a Semana Nacional de Museus na Casa de Cultura foi um sucesso! Confira alguns clicks:




segunda-feira, 14 de maio de 2012

Convite - Concerto da Big Band Jazz Orchestra e PIM – Programa Integração pela Música

Luther College Jazz Orchestra

LOCAL: MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
DIA: 01/06
HORÁRIO: 20:00

Vimos, com muita alegria convidá-lo para participar com a PIMzada de mais esse momento de integração e boa música.
 A Universidade Luther College da cidade de Iowa/ USA. Luther College é uma Universidade reconhecida com um dos maiores programas de música a nível de bacharelado do mundo, ancorado em duas premissas: o rigor acadêmico do curso de graduação e as numerosas oportunidades para o estudo e apresentações oferecidas a estudantes dos demais cursos da Instituição, onde acredita-se que “a música é um dos mais magníficos e prazerosos presentes que Deus nos deu”. Por mais de 30 anos os estudantes têm compartilhado deste presente maravilhoso com plateias nos Estados Unidos e outros países. Fundada em 1861 por imigrantes noruegueses, oferece a seus estudantes uma educação clássica nas ciências humanas. .(www.luther.edu) Estamos muito felizes com a oportunidade de mais uma vez dividir com outros jovens nossos objetivos e todos os benefícios que a dedicação ao estudo de música nos traz, contribuindo assim na construção de um mundo melhor, com mais justiça e igualdade social.
Venham participar conosco
Maestro Cláudio

Confira aqui como foi a apresentação: http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_285607.asp

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Casa de Cultura de Vassouras promove oficina de fotografia

No próximo dia 15 de maio, terça-feira, a partir das 13:30h será realizada na Casa de Cultura Tancredo Neves, em Vassouras, uma oficina de fotografia onde o tema principal são os museus, como parte da 10ª Semana Nacional de Museus que vai do dia 14 até o dia 20 de maio.

O evento que contou com a participação da nossa cidade pela primeira vez no ano passado quando foi realizada uma oficina de Memória e Patrimônio, vem repetindo a dose esse ano em parceria com o Museu Casa da Hera, que ficará aberto durante todo operíodo da 10ª Semana Nacional de Museus para ser fotografado. Algo bastante curioso e incomum, já que normalmente é proibido fotografar dentro do museu.

A oficina será ministrada pelo fotógrafo convidado Alejandro Mahias, que iniciará o pequeno curso com uma breve palestra sobre como fotografar em museus, ambientes mais escuros e técnicas de fotografia em geral. Em seguida os participantes seguirão para a Casa da Hera para praticar. No final o grupo retornará para a casa de cultura para ver as fotos tiradas e selecionar algumas que serão expostas em junho na Casa de Cultura.  É importante que cada um leve sua maquina fotografica e equipamentos, como tripé.


Vale lembrar que a oficina será na Casa de Cultura Tancredo Neves, no dia 15 de Maio a partir das 13:30h.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Show de sabores em Vassouras

IV Festival Sabor de Botequim traz delícias para todos os gostos

Produzido pela empresa A Cozinha Deles, acontece em Vassouras, entre os dias 4 e 13 de maio de 2012, o IV Festival Sabor de Botequim. Além da tradicional comida de boteco, a programação oferece workshops de culinária e fotografia, degustação de carnes nobres e, ainda, um passeio pela cozinha internacional, da tailandesa à clássica massa italiana. Tudo isso regado a muita cerveja artesanal, cachaça e vinhos das melhores safras.
Os comensais poderão apreciar uma brasileiríssima feijoada, ao som de pandeiro e cavaco, no “Feijão de Bamba, Cachaça e Samba”, sob o comando da Chef Katia Lopes do Aconchego Carioca. Para aqueles que preferem ares mais sofisticados, uma ótima pedida é o “Ricette della Nonna”, que promete um jantar ítalo-brasileiro com Gnocchi de Baroa e Ragú de Carne Seca, preparado a quatro mãos pelos Chefs Alexsandro Roppe e Eduardo Ferreira, com direito a sommelier e tudo. Já quem gosta mesmo é da cultura regional, tem espaço garantido em “Petiscos Magníficos”, com os Chefs Frederic Mounnier e Julien Mercier, que prepararão, entre outros quitutes, Pastel de Acém Confit na Cachaça e Couve Frita. Opções não vão faltar!
Dezessete Chefs no total, além dos já citados, incluem ainda David Mansaud, Jan Santos, Camila Coura, Ygor Ytalo, Antônio Índio, Eduardo Ferreira e Mirka Lage, entre outros, que se revezam em onze locais na região de Vassouras: Mara Palace Hotel, Varandas, Casario Shopping, Fazenda Carvalheira, Churrascaria 393, Sputnick, Sem Comparação, Hotel Santa Amallia, Vassouras Eco Resort, Casa de Cultura de Vassouras e Fazenda Magnífica. O objetivo é agradar a todos os paladares. Diferentes propostas em diferentes ambientes, sempre se adequando às peculiaridades dos Chefs responsáveis.
O encerramento do Festival será na Casa de Cultura de Vassouras, às 10h. O Chef Lucas Mendes utilizará produtos locais, como Queijo Solidão, no preparo de suas deliciosas receitas: Bolinho de Arroz a Piamontese e Beijo na Boca – um escondidinho com língua defumada no recheio.
O Festival foi criado para divulgar a cultura enraizada nas cidades do interior fluminense, além de valorizar a qualidade e importância dos produtos regionais – desde os orgânicos, passando pelas cachaças e laticínios premiados internacionalmente. São petiscos e porções, sabores e requinte que marcam a identidade cultural de uma região linda e histórica.
Nesta quarta edição do Festival Sabor de Botequim os organizadores procuraram unir a valorização da culinária local com o peso de grandes chefs que concordaram em partilhar conhecimentos e técnicas, transformando os palcos dos jantares, almoços e degustações em locais de intercambio de experiências e educação.
A ideia de juntar a cultura tradicional de botequim com grandes chefs surgiu quando a Chef Marcia Pedroza, também produtora do Festival Sabor de Botequim, resolveu retornar as raízes e em conversas informais um dos membros da Associação Comercial de Vassouras, o empresário Hamilton Matheus, encarou o desafio de montar um projeto que se adaptasse a receptividade e características únicas do local.

Mais informações: www.sabordebotequim.com